Passar para o Conteúdo Principal Top

Mensagem do Presidente

Msg novo 1 1024 2500
14 Jan

Caras e Caros Munícipes

 

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira celebram em 2019, 60 anos de existência .

 

Sendo hoje uma entidade pública de referência nacional em matéria de água e saneamento, os SMAS servem atualmente uma população de cerca de 140 000 habitantes com cerca de 72 000 clientes, com uma cobertura próxima de 100% na água assim como no saneamento e asseguram, 24 horas por dia, um serviço de proximidade e de qualidade, aos Munícipes do Concelho de Vila Franca de Xira.

 

Os SMAS de Vila Franca de Xira têm por missão, assegurar as necessidades de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais, à população do concelho, visando a prestação de um Serviço de qualidade a nível técnico, económico, social e ambiental.

 

Inicialmente o universo de clientes era muito reduzido, cerca de 200, sendo necessária a construção e alargamento das infraestruturas da rede de abastecimento, assim como a construção de reservatórios e estações elevatórias, que ao longo dos tempos foram tendo cada vez mais capacidade, sendo de destacar o último reservatório que foi construído/ampliado, o da Quinta da Piedade na Póvoa de Santa Iria.

 

Os atendimentos nas Delegações da Póvoa de Santa Iria e de Alverca assim como na Loja do Munícipe em Vila Franca de Xira, a implementação de novos sistemas e tecnologias da informação, a disponibilização do acesso à aplicação para smartphones , myAqua, que possibilita ao cliente gerir os seus dados de contrato com os SMAS e fazer de uma forma simples e cómoda uma série de operações, evitando deslocações aos serviços.

 

Ao nível da sustentabilidade ambiental temos tido uma atuação em várias vertentes:

 

Uso sustentável de um recurso escasso que é a água, por um lado através do controle de perdas, sendo um dos municípios que apresentam a nível nacional uma das percentagens mais baixas de perdas registadas.

Através da educação ambiental realizando várias ações de sensibilização da população e nas escolas do concelho, para a utilização sustentável da água, é uma das preocupações dos SMAS.

 

A terceira vertente refere-se ao tratamento e à monitorização dos efluentes das águas residuais e à construção da rede de separativos das águas pluviais, preservando desta forma a agua dos rios, nomeadamente o rio Tejo.

 

No que se refere à sustentabilidade social, os SMAS de Vila Franca de Xira, tendo em conta as questões económicas das famílias e a viabilidade económica das Instituições de economia social apresentam uma das tarifas mais baixas do país. 

 

Nesta vertente é tónica primordial o abastecimento de água de excelência às populações, esta preocupação esteve presente ao longo dos anos, salientando a entrada em funcionamento do laboratório de análises de água em 1986 e em 1988 a inauguração do setor de análises físico-químicas, visando o controle da qualidade da água fornecida.

 

Nesta senda e tendo em conta a modernização das instalações e equipamentos e a melhoria das condições de trabalho, este ano os SMAS, concretizam um investimento de cerca de meio milhão de euros na construção de um novo laboratório.

 

Todo este trabalho tem sido reconhecido a nível nacional, nomeadamente com a atribuição em 2015, 2017 e 2018 do selo de qualidade exemplar de água para consumo humano, por parte da ERSAR, entidade reguladora.

 

Na área do controle de qualidade é a telegestão, sistema através do qual, os operadores conseguem fazer a monitorização de todos os reservatórios do concelho em tempo real, permitindo implementar de imediato medidas corretivas em caso de anomalia, é outro investimento já em execução pelos SMAS.

 

No momento atual, os SMAS encontram-se a implementar o sistema de gestão da qualidade em todos os Serviços da Instituição, tendo em conta a prossecução da politica de melhoria continua.

 

Ao longo destes 60 anos há a destacar o trabalho e o empenho de todos os colaboradores que fizeram e fazem parte da história da Instituição, sem os quais nada teria sido possível.

 

Nestes 60 anos a história dos SMAS de Vila Franca de Xira, sempre foi criada com todos, esperando continuar a poder contar consigo todos os dias.

 

O Presidente do Conselho de Administração

 

António Oliveira