Passar para o Conteúdo Principal Top

SMAS Ecológico

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira estão de mãos dadas com o Ambiente, investindo cada vez mais na sua protecção.

Como exemplo deste investimento destacamos alguns dos nossos projectos;

 

Energias Renováveis

No seguimento da adesão dos SMAS, ao Programa "RENOVÁVEIS NA HORA", foram concluidos, nas instalações abaixo referidas, os trabalhos referentes à MICROPRODUÇÃO de Energia Eléctrica, encontrando-se em plena exploração desde meados de Outubro de 2009.

Além dos sistemas acima referidos, estes foram também completados com a instalação de PAINEIS SOLARES, para a produção de Água Quente, a ser utilizada pelos funcionários.

 

Implementação de Redes Separativas de Águas Residuais Domésticas / Industriais e de Águas Residuais Pluviais no Concelho

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira desde há algum tempo, com especial relevância nos últimos 5 anos, têm vindo a executar, de modo faseado, redes separativas de drenagem de águas residuais domésticas / industriais e de águas residuais pluviais, de modo a que progressivamente deixem de existir redes unitárias (drenam conjuntamente os efluentes domésticos / industriais e as águas pluviais através de um único colector). Em termos hidráulicos e ambientais as redes de drenagem devem ser separativas (existência de colectores domésticos e colectores pluviais), de modo, por um lado, a conduzir para as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) apenas as águas residuais domésticas / industriais e assim não as sobrecarregar com águas pluviais desnecessárias que só acarretam acréscimo nos custos do tratamento e diminuem a sua eficiência e, por outro lado, a minimizar o problema das inundações e cheias através da construção de adequadas redes pluviais próprias em substituição das redes unitárias não aproveitáveis ou com insuficientes capacidades de escoamento. Há colectores / caneiros unitários que em parte ou no seu todo podem ser aproveitados para colectores pluviais, depois de serem retirados todos os esgotos dos mesmos e construído novas ligações aos colectores domésticos, para dessa forma tornar as redes separativas.

 

Aproveitamento das Águas

Sendo a água um factor essencial ao desenvolvimento e um recurso estratégico e estruturante deverão todos os intervenientes garantir uma elevada eficiência do seu uso e promover a sua utilização sustentável baseada na protecção a longo prazo dos recursos hídricos existentes. Nesse sentido vão os SMAS, ainda na procura constante de atingir os mais elevados padrões de eficiência da sua organização, proceder à reutilização das águas rejeitadas no complexo das piscinas, promovendo a sua reutilização para rega das zonas verdes de todo o complexo, lavagem de contentores/RSU e viaturas desobstrutoras dos SMAS."