Passar para o Conteúdo Principal Top
SMAS VFX

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento

Vila Franca de Xira

SMAS de Vila Franca de Xira obtêm aprovação da Candidatura XIRAQUA

Kit 1 1024 2500
image title
18 Nov

Os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira obtiveram no passado mês de agosto a aprovação da Candidatura XIRAQUA – Projeto de promoção da água da rede pública para consumo humano, cofinanciado pelo Fundo Ambiental “Apoiar uma nova Cultura Ambiental”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.


Este projeto incentiva à proteção dos valores ambientais e vem complementar a campanha “Hidrate-se. Beba água da torneira”, permitindo dar continuidade ao trabalho de sensibilização ambiental que tem sido desenvolvido pelos SMAS de Vila Franca de Xira ao longo dos anos. Esta candidatura agrega um conjunto de iniciativas dirigidas à população do concelho, com vista a reforçar a confiança dos utilizadores na água de abastecimento público.


Uma das ações da candidatura XIRAQUA, decorreu durante o dia de ontem, dia 16 de novembro, com início na escola D. António de Ataíde, na Castanheira do Ribatejo, onde os SMAS de Vila Franca de Xira juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, o Presidente do Conselho de Administração dos SMAS, João Pedro Baião, e a Vereadora com o pelouro da Educação, Marina Tiago, procederam à entrega simbólica de garrafas de vidro reutilizável - VFX TORNEIRA promovendo e dando a conhecer a Iniciativa de Educação Ambiental dirigida às Escolas do Concelho. Neste contexto, foram visitadas todas as sedes dos agrupamentos de escolas do Concelho e serão ainda, em complemento, distribuídos a todos os alunos do 3.º e 4.º ano das escolas básicas de cada Agrupamento, redutores de caudal que, aplicados nas torneiras, contribuem de forma muito direta para a poupança de água.


Já no passado dia 31 de outubro, Dia Mundial da Poupança, os SMAS de Vila Franca de Xira, marcaram presença no Triatlo Internacional, em Alhandra, onde decorreu uma ação de sensibilização de promoção e apelo ao consumo de água da torneira, com o AGUA BAR H2O, também no quadro do Projeto XIRAQUA.


Decorrerão ainda, até final do mês de novembro, ações idênticas junto de outros públicos alvo tais como, trabalhadores dos SMAS e Câmara Municipal, Hospital de Vila Franca de Xira, ACES do Estuário do Tejo, Eleitos da Assembleia Municipal, Juntas e Assembleias de Freguesia.