Passar para o Conteúdo Principal Top
SMAS VFX

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento

Vila Franca de Xira

SMAS de Vila Franca de Xira apostam num serviço inclusivo aos munícipes

Smas acapo 1 1024 2500
17 Fev

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira estão a desenvolver e implementar políticas inclusivas nos serviços que disponibilizam.

 

Neste mês de  fevereiro deu-se início a uma transformação de fundo ao sítio de internet – www.smas-vfxira.pt – no que diz respeito a uma comunicação inclusiva, criando, através do serviço VirtualSign, uma representação gráfica de uma pessoa, “Avatar”, que interpreta para Língua Gestual Portuguesa todo o seu conteúdo. Também, através do Readspeaker Webreader, passou a ser disponibilizado um serviço de conversão de texto para voz, permitindo uma interação mais personalizada com os conteúdos do site a pessoas cegas ou de baixa visão.

 

Numa parceria com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, os SMAS VFX irão disponibilizar, durante o mês de março, a Fatura da Água em Braille.

 

Para aderir à Fatura da Água em Braille, basta ligar para os SMAS VFX, através do número 263 200 600 e facultar o nome do titular do contrato, número de cliente, morada completa e contacto telefónico.

 

Há a plena consciência de que a inclusão das pessoas com deficiência, neste caso, visual, tem que ter início logo no arranque do processo, isto é, na informação prestada aos Balcões de Atendimento ao Público e na celebração do próprio contrato de fornecimento de água com novos clientes. É ainda no decurso do processo de desmaterialização de documentos, por forma a torná-los acessíveis e com a possibilidade da impressão em Braille, que os SMAS VFX continuam a trabalhar, em parceria com a ACAPO.

 

Este é o início de um ciclo de comunicação inclusiva que se pretende partilhar, ao qual será dada continuidade a todo o conteúdo informativo que é disponibilizado ao público.

 

É com todo o empenho e dedicação que continuaremos a trabalhar em prol de todas e de todos, numa política de proximidade cada vez mais inclusiva.